WhatsApp ou Telegram? Compare

WhatsApp ou Telegram? Compare

Postado por Guilherme Sousa, 11/03/2015 em Notícias
Compartilhar

WhatsApp ou Telegram

O WhatsApp tem estado em evidência ultimamente. Primeiro por ter sido comprado pelo Facebook e depois porque o Poder Judiciário do Estado do Piauí pediu a suspensão do aplicativo no Brasil (recentemente revogada pelo Tribunal de Justiça). Diante de tanta polêmica têm-se falado muito no Telegram, uma alternativa criada pelos irmãos russos Nikolai e Pavel Durov em 2013. Mas, afinal, qual é o melhor, WhatsApp ou Telegram? Compare a seguir.

O Facebook anunciou que vai introduzir conversas de voz em breve. O Telegram deve manter as mesas configurações por um tempo.

Se ainda estiver na dúvida, use os dois. Embora não seja muito prático, pode ser útil tanto para decidir se vai migrar para o Telegram quanto para fazer isso gradualmente conforme o número de usuários. Pelo menos é isso que estou fazendo.

WhatsApp ou Telegram

WhatsApp ou Telegram?

Aparência

WhatsApp ou Telegram: Contatos

WhatsApp ou Telegram: Contatos

Os dois apresentam as conversas da mesma maneira, balões e tiques para as mensagens já lidas com dezenas de opções de parede. A diferença está na maneira que seus contatos estão divididos. O WhatsApp tem uma aba de favoritos e outra de todos os contatos no seu aparelho. No Telegram, a divisão se dá na mesma tela. Assim, na parte de cima você encontra os usuários do aplicativos e na parte de baixo todos os outros.

Preço do aplicativo

WhatsApp ou Telegram - Preço

O WhatsApp é gratuito para testar no primeiro ano e depois custa U$1 por ano. O Telegram é uma empresa sem fins lucrativos, portanto gratuito. Nenhum dos dois têm propaganda. Mas isso, segundo os “anti-facebookers” pode mudar no WhatsApp.

 

Popularidade

WhatsApp ou Telegram - Popularidade

Sem dúvida alguma o WhatsApp sai na frente, com mais de 450 milhões de usuários. Porém, isso pode se modificar como aconteceu com o Orkut em relação ao Facebook. Qual terá o maior número, WhatsApp ou Telegram? Só o futuro dirá.

Acessibilidade

O WhatsApp funciona através do seu navegador que, agora, além do Google Chrome, pode ser o Mozilla Firefox ou o Opera (infelizmente, os usuários do Safari ficaram de fora). Ao contrário do Telegram, requer que o celular esteja ligado e conectado a uma rede. Trata-se de um sistema fechado e, portanto, limita as conversas aos contatos do seu aparelho.

O Telegram requer o download do aplicativo que ocupa 4,7MB da sua memória. Em compensação, não depende do seu celular que pode estar desligado. As conversas no PC ou tablet não se limitam aos contatos do telefone, ou seja, é possível sincronizar aqueles que estão armazenados no seu computador ou na nuvem.

Compartilhamento

WhatsApp ou Telegram? Compartilhamento

WhatsApp ou Telegram? Compartilhamento

Ambos permitem compartilhar imagens, vídeo, contato e localização. A diferença é que no Telegram também dá para fazer isso com arquivos desktop de qualquer formato (pdf, zip, mp3, doc, etc) de até 1,5GB. Outro atributo de compartilhamento do Telegram é a opção de buscar imagens na web e enviá-la sem precisar salvar na sua biblioteca.

Segurança 
O Telegram é mais seguro do que o WhatsApp. Os desenvolvedores até ofereceram 200 mil dólares para quem conseguisse hackear o sistema (MTProto). As mensagens e dados são criptografados. Há ainda a opção de mensagem secreta de autodestruição entre dois usuários que não é armazenada em nuvem ou cache.

Grupos
WhatsApp permite até 100 usuários e um administrador, o único que pode convidar um membro a participar. O grupo no Telegram pode ter até 200 usuários e um administrador, mas qualquer participante pode fazer um convite.

Suporte
Ambos têm FAQ e contato. A diferença é que oWhasApp tem suporte próprio e o Telegram depende de voluntários para ajudar por chat.

Velocidade

 

O WhatsApp, ultimamente, têm tido delays e problemas para carregar videos que muitas vezes nem carregam. O Telegram é mais rápido e não apresenta problemas, o que pode mudar se o número de usuários aumentar.

 

Inovação

O Facebook anunciou que vai introduzir conversas de voz em breve. O Telegram deve manter as mesmas configurações por um tempo.

Se ainda estiver na dúvida, use os dois. Embora não seja muito prático, pode ser útil tanto para decidir se vai migrar para o Telegram quanto para fazer isso gradualmente conforme o número de usuários. Pelo menos é isso que estou fazendo.

WhatsApp ou Telegram - Inovação

Deixe seu comentário, diga-nos você usa o WhatsApp ou Telegram

BAIXE AGORA MESMO

appstore googleplay

Compartilhar
Comentários

Últimas Notícias
1 2 3 406