Uma VPN para celular é importante?

Uma VPN para celular é importante?

Postado por Guilherme Sousa, 09/09/2019 em Dicas e Curiosidades
Compartilhar

Uma VPN para celular é importante?

 

Com as recentes notícias de desregulamentação que corroem a privacidade e a ameaça sempre presente de roubo de dados online, as VPNs estão nas notícias mais do que nunca. Embora os méritos de qual seja a melhor, e por que, seja um assunto quente, pouca atenção é dada à pergunta óbvia: devo usar uma no meu telefone?

Estamos aqui para falar se você deve e as razões pelas quais!

VPN

O que é uma VPN?

Uma VPN é uma rede privada virtual. Esse é um termo técnico para o que é essencialmente um intermediário bem-vindo entre você e a Internet em geral.

Uma VPN é um serviço ao qual você se conecta que envia e recebe dados pela Internet em seu nome. Quando você configura e habilita uma VPN, todo o tráfego da Internet passa por ela, nos dois sentidos. Idealmente, esse tráfego é criptografado e apenas as duas partes que devem ter acesso às informações podem usá-lo.

Existem várias maneiras diferentes de configurar uma VPN e vários provedores diferentes, recomendamos a ExpressVPN. As VPNs são excelentes bloqueadores de anúncios e algumas empresas oferecem um serviço de VPN gratuito que filtra anúncios de uma lista conhecida de servidores, apesar de não oferecer privacidade total e vender os dados dos utilizadores para empresas de propaganda.

Seu trabalho pode usar uma VPN que criptografe dados em sua máquina antes de enviá-los e ela só pode ser descriptografada pelo servidor em funcionamento enquanto deixa outro tráfego intocado. Ou você pode querer uma VPN baseada nos EUA para experimentar todos os serviços que o Google ainda não lançou no resto do mundo.

Mas principalmente sobre o que as pessoas estão falando quando mencionamos uma VPN é um serviço projetado para proteger sua identidade na Internet, interceptando todo o tráfego, para que pareça que não está vindo ou voltando para você ou sua localização.

Quais vantagens uma VPN oferece?

No sentido amplo, uma VPN faz apenas uma coisa: tráfego direto da Internet. Mas direcionar o tráfego da Internet tem muitas vantagens!

Como mencionado acima, você pode bloquear anúncios ou criar uma sessão privada entre você e sua rede de trabalho ou pode até ter uma VPN que direcione o tráfego para um servidor diferente, dependendo do seu login: Os usuários de um serviço pago podem ter mais vantagens e mais rapidez do que uma VPN gratuita. Mas há duas razões pelas quais a maioria das pessoas usa uma VPN:

  • Acesso a uma fonte restrita. Existem várias coisas, como serviços de streaming de mídia, que não podem ou não permitem que você os use se você não estiver no lugar certo. Vemos isso muito com fluxos de esportes profissionais. Dependendo dos direitos de distribuição, talvez você não consiga ver ao vivo um jogo do Palmeiras se você mora em São Paulo. Você pode usar uma VPN hospedada em algum lugar com acesso geográfico e o serviço funcionará porque é onde pensa que você está.

 

  • Segurança e privacidade. Uma VPN não é infalível, mas usar uma com conexões totalmente criptografadas de uma empresa respeitável cria o que é chamado de túnel que atua como uma conexão única entre você e o que quer que esteja fazendo na Internet. Isso dificulta a interceptação de dados por qualquer pessoa ou serviço (exceto a própria empresa VPN) e, se forem capturados, é quase impossível decifrar. Embora muitas pessoas pensem nisso como uma maneira de esconder quem você é, também pode ser usado para verificar quem você é. Ambos são fortes motivos para usar uma VPN, e pessoas como jornalistas e investigadores podem ver ou dizer coisas em particular. E todo mundo também pode. Privacidade não deve ser um direito apenas para algumas pessoas.

 

Compartilhar
Comentários

Últimas Notícias
1 2 3 406