TestDisk – Como Recuperar arquivos e partições deletadas ou formatada!

TestDisk – Como Recuperar arquivos e partições deletadas ou formatada!

Postado por Guilherme Sousa, 11/09/2015 em Dicas e Curiosidades
Compartilhar

Com certeza você já passou e ou está passando por esse problema. Quem nunca formatou ou apagou um arquivo por engano que jogue a primeira pedra. As vezes é pressa ou por achar que sabe tudo. Para acertar é preciso errar. Eu mesmo, já fiz isso muitas vezes. Antes de tudo faça backup, salve suas fotos, arquivos e documentos e vídeos, antes de realizar qualquer procedimento. Porém, meu erro foi na hora de dar o boot na instalação de um sistema operacional, por engano exclui uma partição com continha o “backup” do computador. Tal burrice é pra por as mãos na cabeça e começar a arrancar os cabelos. Para a minha sorte e para a sua que está lendo esse artigo, descobri que é possível sim restaurar toda partição que tenha sido formatada ou excluída.

Atualmente existe uma gama de softwares que prometem te auxiliar nesta tarefa, mas apenas lembre-se deste nome TestDisk, a versão atual é a 7.0, porém o minha partição foi recuperada com a versão beta 7.1. O software é gratuito e é um gigante quando o assunto se trata de “recuperar partição” e ou “arquivos deletados”, qualquer arquivo perdido será recuperado. TestDisk está disponível para Windows, Mac e Linux, o programa é bastante leve, não precisa ser instalado pois é portátil. Ele possui linhas de comandos simples, então você não vai encontrar um programa com botões bonitos ou interface Hitech.

como recuperar arquivos deletados do HD

Embora o TesDisk, irá satisfazer todas as suas necessidades te daremos uma segunda opção. Chama-se MiniTool Power Data Recovery 7. Se um falhar o outro com certeza não falhará este será sua segunda opção. A parte mais chata de recuperar arquivos ou partições deletadas é a demora, mas se sua vida está naquele HD perdido então vai vale a pena esperar 12 horas ou até mesmo 24 horas. Um HD com 1TB pode demorar de 12 horas a 24 horas. O TestDisk como primeira opção de busca dos seus arquivos irá busca o mais fundo possível no seu HD os arquivos perdidos. Como disse anteriormente o procedimento é simples primeiramente baixa a versão de acordo com seu sistema operacional:

Agora você vai executar o software clicando com o botão direito em “testdisk_win” e executar como administrador.

TestDisk - executar como administrador

Não será necessário usar o mouse, apenas as setas e alguns comandos por letras. Selecione a opção: “Create”, e aperte “Enter”.

TestDisk -02

Usando as setas esquerda e direita selecione a opção: Proceed

TestDisk-03

Como podem ver meu HD tem 1TB então foi bastante trabalhoso. Sem conta a paciência. Então aconselho enquanto o processo está em andamento, jogar, vídeo game, ver um seriado ou filme e ir ao cinema, porque o tempo não passa quando você está recuperando arquivos dessa maneira. Na tela abaixo selecione “Intel, mas para ter certeza o nome Intel aparecerá em “verde” logo abaixo confirmando que sua partição é Intel. Se estiver usando Windows, essa foi a opção que escolhi,

TestDisk-04Agora clique em Analyse

TestDisk-05TestDisk-10Para finalizar clique em: Quick Search (busca rápida e Enter  ou Deep Search (busca profunda). Porém a busca profunda será iniciada caso você não ache a pasta ou partição perdida, caso encontre selecione-a e selecione a opção Write para confirma pressione a letra “Y” e depois “OK”. Em seguida reinicie seu computador para que seja feita a gravação dos dados no computador.

TestDisk-06TestDisk08

Vai ser feita uma busca no seu HD, após o termino, as letras ficarão verdes. E você poderá ver o conteúdo, leia com atenção os comandos abaixo da janela do programa.

TestDisk-07testDisk-09

  • Para Copiar o arquivo ou pasta para a pasta do descompactado clique em: C =Copiar.
  • Para visualizar os arquivos clique em: P=Lista de arquivos ou list files.
  • Voltar: Esc ou Q=Quit.

Logo abaixo disponibilizei um vídeo de como executar passo-a-passo o programa:

Confira: Como usar TestDisk:

Confira: Como recuperar arquivos específicos com TestDisk:

RECUPERANDO PARTIÇÕES E ARQUIVOS – 2ª OPÇÃO

Caso você não tenha conseguido recuperar o que você queria você tem a segunda opção e que também é bastante eficaz, não tanto como TD mas também poderá auxiliar na busca dos arquivos excluídos.

MiniTool Power Data Recovery – Baixar

Não será necessário um explicação detalhada, o programa possui interface intuitiva e elegante. Você poderá optar por restaurar fotos, arquivos ou partições. Geralmente a opção: “Lost Partition Recovery”  dá conta do recado! Selecione o seu Disco Físico (Physical Disk) clique em FullScan.

MiniTool Power Data Recovery

 

Caso você tenha conseguido restaurar seus arquivos nos dê um retorno de como foi sua experiência, ajuda outros usuários como você. Ficaremos agradecido com seu comentário, positivo ou negativo do problema!

 

Compartilhar
Comentários

Últimas Notícias
1 2 3 406