Samsung, Xiaomi e mais 5 milhões de Androids podem estar infectados pelo RottenSys

Samsung, Xiaomi e mais 5 milhões de Androids podem estar infectados pelo RottenSys

Postado por Guilherme Sousa, 20/03/2018 em Dicas e Curiosidades, Notícias
Compartilhar

A ameaça é conhecida como RottenSys e se disfarçou nesses dispositivos como uma ferramenta para ajudar no gerenciamento de conexões WiFi.

Segundo um relatório publicado pelo Check Poni Research por uma empresa especializada em segurança digital, descobriu que quase 5 milhões de smartphones Android que saíram diretamente da fábrica para as lojas estariam “infectados” com um malware pré-instalado. O nome da ameaça se chama “RottenSys“. A ameaça teria se disfarçado uma ferramenta para ajudar no gerenciamento de conexões WiFi.

o malware não oferecia qualquer recurso relacionado ao WiFi dos aparelhos e, em vez disso, solicitava praticamente todas as permissões do Android para que pudesse operar em segundo plano sem que o usuário percebesse.

o RottenSys foi encontrado pré-instalado de fábrica em aparelhos da Samsung, Xiaomi, Huawei, Honor, Oppo, da Vivo e da Gionee. Todos os aparelhos infectados teriam sido distribuídos por uma empresa chinesa terceirizada chamada Tian Pai, que fica na cidade de Hangzhou, na China. Não se sabe se companhia fez parte do esquema ou se ela foi vítima de algum ataque hacker. Esse tipo de instalação massiva de malware em aparelhos antes de chegarem ao consumidor é conhecido como “ataque em linha de produção”. O RottenSys inseria anúncios na tela dos smartphones das vítimas, a fim de converter as propagandas em cliques e, dessa forma, render dinheiro aos criminosos ou seria usava os smartphones para mineração passiva de criptomoedas via webassembly.

RottenSys: Como saber se estou infectado?

Faça o procedimento somente se seu aparelho for do modelo Samsung, Xiaomi, Huawei, Honor, Oppo, Vivo e Gionee), você deve abrir a tela de configurações ou ajustes do seu smartphone e tocar em “Apps” ou “Lista de aplicações”. Em seguida, você precisa selecionar “Todos os apps” e procurar pelos seguintes nomes.

malware-nomes

Se encontrar deles na sua lista de aplicações, basta tocar no item e fazer a desinstalação. Ou você pode baixar um app e fazer isso para você de forma automática!

RottenSys Checker

Ashampoo desenvolveu o Ashampoo RottenSys Checker. O aplicativo gratuito verifica os telefones para o malware e o exclui com uma único toque. O app digitaliza rapidamente seu dispositivo e lista todos os pacotes de software malicioso. O malware pode então ser completamente removido com uma simples clique.

COMO USAR?

Após baixar o app clique em “Check Now” e se tudo tiver ok com seu aparelho aparecerá a seguinte mensagem abaixo como na imagem

Baixe na Google Play Store:

  • RottenSys Checker – Baixar

Compartilhar
Comentários

Últimas Notícias
1 2 3 406