Quais as principais tecnologias que podem revolucionar o mercado de Marketing e Publicidade

No começo bastava ter um site e um registro de domínio para que um gestor garantisse a presença online do seu negócio. Há tempos o site vem sendo um importante elo de interação entre uma empresa e os seus clientes.

Por meio de um site, o público tem condições de conhecer aspectos importantes a respeito do negócio, como contato, produtos oferecidos, missão, valores e outros.

Mas a era digital trouxe algumas novidades quando o assunto é Marketing e Publicidade. Sim, ter um site, um domínio registrado, utilizar as redes sociais, tudo isso ainda continua na linha de frente para o gestor assegurar uma boa presença online.

Porém, é necessário olhar além e ficar atento para as novas tecnologias que atuam nesse segmento. Sendo assim, leia os tópicos abaixo e saiba mais sobre esse assunto.

 

As principais tecnologias que ajudam a área de Marketing e Publicidade

As ferramentas digitais mudaram o modo como a maioria das pessoas trabalham, estudam, consomem produtos e entretenimento.

Plataformas de Ensino à Distância, bem como ferramentas de Home Office, como a Asana são alguns exemplos de como os segmentos de educação e trabalho estão cada vez mais digitais.

O avanço do e-commerce, especialmente diante do período de pandemia, é uma amostra do quanto a era digital é onipresente nos dias de hoje. Então, vamos ver alguns dos exemplos de tecnologias que já fazem parte do dia a dia do Marketing Digital.

Augmented Reality

1 – Realidade Aumentada e a Realidade Virtual

 A Realidade Aumentada, também conhecida como RA ou AR (Augmented Reality) e a Realidade Virtual, RV ou VR (Virtual Reality) já existem há um bom tempo, mas ainda consolidando os seus espaços no Marketing de Publicidade.

Existe uma diferença entre a Realidade Aumentada e a Virtual. A primeira ocorre quando objetos são inseridos e sobrepostos no cenário do usuário. Esse processo, de uma forma geral, é realizado por meio de um dispositivo móvel.

Já a Realidade Virtual consiste em mundo digital totalmente criado, possuindo um alto grau de imersão ao possibilitar que o usuário tenha condições de interagir dentro do ambiente criado virtualmente.

Uma situação onde a Realidade Aumentada se consolida como uma tecnologia relevante é quando ela auxilia os clientes a “utilizar” ou “visualizar” um determinado produto o projetando em um cenário.

Um exemplo é a iniciativa da Ikea, loja especializada em venda de móveis. A empresa utiliza o App IKEA Place que possibilita que o cliente insira virtualmente peças de mobiliário dentro de cômodos da sua casa ou apartamento.

Desse modo ele tem uma noção mais exata de como poderá ficar o ambiente devidamente decorado e organizado.

Ao contar com a Realidade Virtual, os varejistas podem desenvolver showrooms virtuais e disponibilizar aos clientes uma experiência altamente imersiva, quase tão parecida quanto comparecer a uma loja física.

 

2 – A Internet das Coisas

 Não dá para ignorar a presença da IoT, a chamada Internet das Coisas no atual contexto do Marketing e Publicidade. A IoT consiste na conexão dos mais diversos aparatos eletrônicos na internet.

TVs, geladeiras, lâmpadas, enfim, vários objetos que fazem parte do dia a dia de uma casa ou empresa podem ser conectados com a internet. Hoje em dia, com os nossos telefones celulares cada vez mais “smart”, temos aí um exemplo disso.

A IoT influencia várias áreas do nosso cotidiano. A medicina e agricultura são algumas delas. E no caso do Marketing, a conexão com dispositivos móveis e equipamentos disponibilizará a divulgação de propagandas, especialmente de produtos indispensáveis para os usuários.

Nesse contexto, é possível que com o avanço e a constante aplicação da Internet das Coisas, como as geladeiras inteligentes, será mais fácil obter ofertas exclusivas para os clientes sobre esses alimentos.

 

3 – Gameficação

 Os games há tempos fazem parte da cultura pop. Sonic, Mario, Chun-Li já são tão populares quanto os super-heróis fantasiados da Marvel e DC, por exemplo.

Não é por acaso que a indústria dos jogos digitais é uma das mais poderosas da atualidade. Porém, os games podem ir além de mero entretenimento. Eles podem ser fundamentais para as estratégias de Marketing.

Os jogos, de uma forma geral, são lúdicos e podem funcionar como uma maneira de assegurar boa imersão do usuário em anúncios publicitários. O marketing atual pode aliar conceitos usados em games e, com isso, produzir jogos que abordam o produto na comunicação digital.

Como exemplo disso, é possível desenvolver games com pequenos desafios, competições nas redes sociais, gincanas e jogos personalizados por empresas, utilizando, por exemplo, as mascotes que representam as suas respectivas marcas.

Além do mais, é possível estabelecer ações determinadas para obter vantagens, como compartilhar uma mensagem de elogio em diferentes redes sociais, assinar a newsletter, e recomendar o produto ou serviço para amigos e contatos.

volume de dados

4 – Big Data

 Também conhecido como grande volume de dados, o Big Data é muito importante para a viabilizar as campanhas de marketing.

A partir da análise cuidadosa das informações que esses dados disponibilizam, se torna possível desenvolver campanhas destinadas para perfis determinados de públicos.

Os métodos analíticos do Big Data possibilitam encontrar possibilidades que podem ser otimizadas na estratégia de marketing corporativo, a partir do constante monitoramento dos resultados das campanhas.

Isso permite as alterações estratégicas ao longo do procedimento, com o intuito de angariar os resultados mais satisfatórios e apagar o que está provocando prejuízos ou interrompendo os planos.

O Big Data é uma excelente ajuda na elaboração de estratégias baseadas em dados de várias origens e no surgimento de insights.

 

5 – Pagamentos mobile

 Os pagamentos mobile já estão se tornando algo comum nos dias de hoje. Desse modo, os consumidores conseguem pagar as suas compras por meio de recursos eletrônicos, disponíveis em celulares, tablets e outros dispositivos móveis.

Entre esses recursos de pagamento estão o código de barras e o QR code. Com a ajuda de um recurso mobile, é possível pagar por meio de cartão de crédito ou débito.

Em determinados aplicativos, o pagamento é realizado por meio da aproximação do celular com a caixa registradora.

Além disso, aplicativos de instituições bancárias podem ser baixados e instalados em sistemas como Android e iOS, possibilitando várias transações.

 

Agora é uma questão de adaptação

 Assim como é importante ainda ter um site, uma hospedagem de site e um domínio, também é importante ficar atento para as atuais tecnologias que estão revolucionando o mercado de Marketing de Publicidade.

O consumo está cada vez mais digital e é fundamental que as empresas, sejam elas de pequeno, médio ou grande porte, se adaptem a elas. Portanto, o futuro chegou e é hora de evoluir.

Fechar