Inscrições Jovem Aprendiz – Vagas

Saiba mais sobre as inscrições Jovem Aprendiz, como se inscrever, quem tem direito, onde achar vagas, quanto ganha, quais são as regras para participar desse programa e muito mais.

O Jovem Aprendiz é um programa do governo federal que ajuda milhares de jovens todos os anos a se inserir no mercado de trabalho, conseguindo o primeiro emprego.

Inscrições Jovem Aprendiz

Para fazer inscrição no Jovem Aprendiz o ideal é ir pessoalmente até o SINE (Sistema Nacional de Emprego) da sua cidade e buscar mais informações sobre esse programa. Provavelmente, direto no SINE você vai conseguir fazer a sua inscrição.

Mas, também tem como se inscrever diretamente no site de algumas empresas que participam desse programa. Como: Correios, Bob’s, Caixa Econômica Federal, entre outras.

Como se inscrever na sua cidade

Para se inscrever no jovem aprendiz da sua cidade, como já foi mencionado, é preciso procurar o SINE e verificar com eles como faz a inscrição. É bem provável que no SINE mesmo que se faz a inscrição, ou então eles irão mandar você procurar outro lugar, mas eles vão saber te orientar.

Quem tem direito a ser um jovem aprendiz

Mesmo o jovem aprendiz sendo um programa dedicado aos jovens brasileiros, é preciso atender alguns requisitos para fazer parte desse programa e ter a oportunidade de trabalhar como um Jovem Aprendiz. Por isso, confira abaixo quais são os requisitos para ser um jovem aprendiz:

  • Ter idade entre 14 e 24 anos de idade;
  • De preferência ter baixa renda;
  • Estar matriculado e cursando o ensino fundamental ou o ensino médio, de preferência em colégios de ensino público ou privado com bolsa integral;
  • Não ter nenhum registro profissional na carteira de trabalho;
  • Ter carga horária disponível de quatro a seis horas por dia.

Quanto ganha um jovem aprendiz

O salário de um jovem aprendiz varia muito, pois depende de vários fatores, como: a empresa onde ele trabalha, a cidade onde ele mora, a quantidade de horas que ele trabalha por dia e muito mais. Mas, em geral um jovem aprendiz ganha em torno de R$655 a R$1.500 por mês.

Onde achar vagas do jovem aprendiz

É possível encontrar vagas do jovem aprendiz no SINE da sua cidade. Mas, também é possível se candidatar às vagas de jovem aprendiz diretamente no site de algumas grandes empresas, como Bob’s, Jornal Estadão, Vigor Alimentos, Banco Itaú, Banco do Brasil, entre outras.

Além disso, outra forma de encontrar vagas de jovem aprendiz na sua cidade é pesquisando no Google: Jovem aprendiz + o nome do seu município. Logo no começo da sua busca será exibido alguns resultados, informando algumas vagas disponíveis.

Recomendamos que você acesse o site oficial da empresa que está precisando de jovem aprendiz e se inscreva na vaga direto no site dela. Pois, existem alguns sites de empregos que não são muito confiáveis, por isso o melhor a se fazer é se inscrever no site da empresa ou então ir pessoalmente se informar se realmente estão oferecendo vagas para jovem aprendiz.

Regras para ser jovem aprendiz

O jovem aprendiz é um programa do governo que oferece muitas vantagens aos brasileiros. Esse programa insere adolescentes e jovens no mercado de trabalho, onde eles ganham um determinado salário trabalhando e fazendo um curso de profissionalização. Portanto, o jovem aprendiz é uma mistura de educação com a prática do mercado de trabalho.

Esse programa tem o intuito de conceder aos jovens e adolescentes a oportunidade de ter o primeiro emprego, aprender uma nova profissão e assim buscar pela própria independência financeira, podendo assim ajudar nas contas de casa.

No jovem aprendiz os participantes contam com duas etapas, a primeira é o aprendizado em sala de aula, onde o jovem faz algum curso de qualificação técnica em alguma instituição credenciada pelo programa. E a segunda é quando ele coloca em prática o conhecimento adquirido e trabalha em alguma empresa.

A Lei 10.097/2000 afirma que empresas de médio e grande porte devem contratar jovens com idade entre 14 e 24 anos de idade como aprendizes. O contrato de trabalho pode durar até dois anos e, durante esse tempo, o jovem é capacitado na instituição formadora e na empresa, combinando formação teórica e prática.

No jovem aprendiz, os jovens e adolescentes tem a chance de inclusão social com o primeiro emprego e de desenvolver competências para o mundo do trabalho. Enquanto os empresários tem a chance de contribuir para a formação dos futuros profissionais do país, dando eles a chance de adquirir muita experiência.

Geralmente, o jovem aprendiz recebe um salário mínimo e trabalha nas horas que não atrapalham no rendimento escolar dele. Esse programa é uma grande oportunidade que o governo concede para os jovens, pois fazendo parte dele eles ficam mais preparados para os desafios da vida, adquirem muita experiência sobre o mercado de trabalho e podem até conseguir uma vaga permanente na empresa.

Fechar