Guia rápido WordPress – Torne sua plataforma mais segura!

Guia rápido WordPress – Torne sua plataforma mais segura!

Postado por Guilherme Sousa, 19/06/2018 em Dicas e Curiosidades
Compartilhar

Guia rápido wordpress irá te ajudar a tornar o seu WordPress mais seguro contra hackers ou outras ameaças que possam prejudicar a sua plataforma!

Uma das vantagens do WordPress é a sua capacidade de personalização. Nesse caso, é possível personalizar até mesmo a forma de efetuar o acesso pelo WordPress Login e assim chegar à sua área de administração. Os procedimentos para isso são:

Guia rápido WordPress – Localizar o WordPress Login

Caso você tenha instalado o WordPress na raiz do seu domínio, então é possível acessar a área do administrador pelo link yourdomain.com/wp/wp-admin.

 

Acessar o painel de administrador

Em seguida, para ter acesso a esse painel, basta efetuar o seu login digitando nos espaços indicados o seu nome de usuário WordPress e a senha de usuário. Ambos foram criados durante o processo de instalação.

Dificuldades para acessar o WordPress

Em determinados casos você pode encontrar dificuldades para acessar o seu blog WordPress. Nesse caso, é possível contar com algumas soluções simples e práticas. São elas:

 

Nome de usuário inadequado

Caso você não lembre o nome de usuário escolhido, é possível alterá-lo utilizando o campo user_login por meio da alternativa phpMyAdmin. Essa opção pode ser facilmente encontrada no painel de controle da hospedagem de sites.

 

Senha errada

Se você também não lembrar a senha que escolheu no instante em que criou o seu blog, existe a possibilidade de optar por outra. Nesse caso, o procedimento correto é clicar na opção Perdeu a Senha.

Essa opção é encontrada na parte inferior do formulário do Login WordPress. Além disso, você pode optar também por alterar de modo manual o campo user_pass fazendo uso da alternativa php_MyAdmin.

 

Alteração do nome de usuário no WordPress

Os motivos que exigem a alteração do nome de usuário são variados. Em alguns casos o usuário pode querer um nome mais sério e profissional.

Já em outras situações, a necessidade existe para se diferenciar de outros ou, até mesmo, por acreditar que o nome atual seja muito fácil.

Um dos motivos pode ser a transferência do blog ou da conta para outro usuário. Sejam quais forem as razões para a realização da troca, você pode optar pelas seguintes alternativas:

 

Instalação de um novo plugin

A alteração de nomes pode ser realizada por meio da instalação do plugin Username Changer. Sendo assim, inicialmente você deve instalar e em seguida efetuar a ativação dele.

A função dele, conforme o próprio nome indica, é permitir a alteração de nome de usuário. Em seguida, navegue até a aba que leva o título de Configurações > Username Change. Essa aba está localizada em seu painel.

No entanto, antes de realizar a alteração propriamente dita do nome de usuário, é necessário configurar o plugin para que ele funcione da maneira correta. Por isso, a primeira delas é estipular quais as funções de usuários estarão aptas para alteração.

Sendo assim, escolha as funções de usuários ou para “editor”, “contribuidor” ou “autor”. É possível estabelecer uma mínima quantidade de caracteres referentes aos nomes de usuários.

Além disso, é preciso também permitir que confirmações de e-mails sejam enviadas caso os usuários efetuem alterações em seus respectivos nomes. Diante desse procedimento, os usuários terão que confirmar a realização da mudança.

Outro aspecto importante em relação a isso, é que o usuário será devidamente alertado caso uma invasão de conta tenha ocorrido.

Após efetuar as alterações, procure no final da página a alternativa “Salvar”, assim você vai assegurar que as alterações foram feitas. Em seguida, no topo da página, é preciso efetuar um clique na aba “String Settings”.

Por meio dela você terá a possibilidade de mudar os botões e as mensagens que os usuários irão visualizar com a alteração de nome de usuário do WordPress.

 

Utilização do Banco de Dados

Caso você não queira instalar o plugin Username Changer para alterar o nome de usuário é possível efetuar tal procedimento por meio do Banco de Dados do WordPress. Para isso, inicialmente é necessário acessar o referido banco diretamente no painel de controle.

Lembre-se de realizar um backup sempre que for alterar algo no seu banco de dados. Para a realização desse backup entre na página phpmyAdmin e procure pela aba Export, localizada no topo.

Na tela seguinte escolha a alternativa “Quick”. Essa opção irá selecionar todas as tabelas do seu banco de dados de maneira automática. Após fazer isso, escolha a opção “Go”.

Com esse procedimento você vai exportar o seu banco de dados no formato SQL, possibilitando salvar o seu arquivo no seu próprio computador.

Ao manter a segurança do seu banco de dados, você já pode voltar para a página phpMyAdmin e procurar pela tabela wp_users.

Após acessar a tabela você poderá visualizar a lista de todas as contas de usuários do WordPress, inclusive a sua, que estará na coluna user_login. Ao encontrá-la, clique no botão “Edit”.

Após fazer isso, insira o seu novo nome de usuário no campo “Value”. Para finalizar, clique no botão “Go”.

 

Conclusão

Com esse guia rápido destinado a facilitar a realização de alterações no seu site WordPress, você percebe que essa plataforma é acessível, prática e conta com boas características de personalização.

Por fim, essas medidas além de facilitar o login WordPress, também contribuem para melhorar a segurança da plataforma e impedir acessos indevidos.

Fonte: Guia rápido WordPress

Compartilhar
Comentários

Últimas Notícias
1 2 3 406