Firewall para Android sem acesso root

Firewall para Android sem acesso root

Postado por Guilherme Sousa, 12/05/2015 em Sem Categoria
Compartilhar

O Que é um Firewall?

Literalmente pode ser traduzido como “Parede de fogo”. Muitos usuários que utilizam PCs Desktops conhecem bem esta palavra, pois ele faz referência a um software ou hardware que irá criar políticas de segurança e proteção para sua conexão de internet e consequentemente seu dados pessoais e arquivos.

Na verdade trata-se de um programa ou aplicativo capaz de verificar o tráfego de informações do seu dispositivo e a Web (internet) e bloquear a transmissão (acesso) de dados suspeitos que sejam potencialmente perigosos para sua máquina ou dispositivo móvel se for o caso.

A maioria dos computadores Windows já vem com um Firewall embutido, dessa forma você ficará protegido contra worms e malwares encontrados na rede.

Firewall para Android sem Root

Firewall: Tablets e Celulares

Para esses dispositivos a proteção é diferenciada pois o firewall irá proteger seus Gadgets contra esse tipo de “ataque”. Infelizmente para se criar um Firewall é necessário que você esteja com seu aparelho com acesso Root liberado. Mas para muitos fora lançado um Firewall gratuito que não exige que seu smartphone tenha Root e funciona da mesma maneira e com a mesma eficácia dos aparelhos roteados.

Mobiwol: É um Firewall para Android capaz de assumir o controle de seus aplicativos, e pode permitir ou bloquear a conectividade dos mesmos. Você será alertado se alguns de seus aplicativos tentarem acessar internet sem sua autorização. E o melhor não requer acesso root.

Já para aqueles que tem Root no celular uma boa dica é o DroidWall.

DroidWall: A vantagem desse aplicativo com Root para o sem Root é sua interface baseada no firewall iptables do Linux que irá lhes possibilitar restringir aplicativos que possam acessar as redes de dados 2G/3G/4G e Wi-fi. Bloqueia os aplicativos que consomem os dados móveis e do Wi-fi caso esteja conectado. Ele é perfeito pois irá fazer sua bateria durar mais tempo. Ele também possui regras e configurações extras para usuários avançados.

Com um firewall eficiente você poderá desativar a internet de certos apps que podem consumir sua franquia de dados, isso caso não tenha internet ilimitada. Dessa forma mesmo que não esteja usando a internet alguns aplicativos consumem sua franquia mesmo com o smartphone “bloqueado”, certos aplicativos consumem mais dados que outros, dentre ele os apps de redes sociais e comunicadores instantâneos como WhatsApp, Facebook, Viber e outros podem estar sugando sem dó seus dados móveis. Com este aplicativo você poderá dar fim a este problema.

Configuração

A configuração do aplicativo é bem simples. Caso você desconfie que algum aplicativo esteja roubando suas informações e enviado para um cibercriminoso, basta localizar o App e negar acesso da internet a ele. Para isso selecione as caixas ao lado do nome do aplicativo com um (x) vermelho (Block).

Se você confia no aplicativo deixe a caixa de seleção marcada em “Check” verde (allow). Observe que para cada aplicativa existe uma política diferenciada, exemplo:

 

Mobiwol: Firewall sem root

Mobiwol: Firewall sem root

  • Primeira Coluna: Conectado a rede Wi-fi
  • Segunda Coluna: Conectado a rede de dados (3G/4G)

Além disso você também poderá criar filtros personalizados. Este utilitário ainda não funciona bem com dados 4G, recomendo para quem utiliza celulares que trabalham no protocolo 3G. Mesmo assim, baixe e verifique se o mesmo já atualizou uma nova versão que tenha sanado este problema.

Confira: Mobiwol No Root Firewall for Android em ação:


[appbox googleplay com.netspark.firewall&hl=pt_BR]

Compartilhar
Comentários

Últimas Notícias
1 2 3 406