É #FAKE que spray nasal com potencial efeito contra Covid-19 vendido em Israel seja o mesmo que interessou ao governo brasileiro | CoronaVírus

Circula nas redes sociais uma mensagem que diz que vai ser colocado à venda em Israel o spray nasal que reduz a carga viral da Covid-19 em até 99% e que esse spray despertou interesse do presidente Jair Bolsonaro. É #FAKE.

O spray comercializado em Israel não é o mesmo spray em que o governo brasileiro apostou. Os produtos são diferentes e não estão no mesmo estágio de desenvolvimento.

O governo brasileiro apostou no spray nasal EXO-CD24, desenvolvido pelo centro médico Ichilov, de Tel Aviv. Já o medicamento que chega às farmácias israelenses, de acordo com o jornal The Jerusalem Post, é o Enovid, desenvolvido no Canadá pela SaNOtize e fabricado em Israel.

Spray que despertou interesse brasileiro

O EXO-CD24 é um medicamento que combate a tempestade de citocinas, uma reação exagerada do sistema imune que pode ser letal. Uma delegação brasileira foi a Israel em março para conhecer o medicamento.

O EXO-CD24 está cumprindo as etapas das fases de estudo, de acordo com seu criador, Nadir Arber, professor e diretor do Centro Integrado para Prevenção do Câncer do Centro Médico Sourasky/Hospital Ichilov, em Tel Aviv. Ele espera que o medicamento esteja disponível para uso doméstico no final do ano, bem como para uso em instalações médicas.

Uma das fases de estudo foi concluída em Israel em fevereiro. Parte do estudo segue em andamento em três locais da Grécia. Arber afirma que a droga é segura e que a comparação com os controles históricos dá a esperança de que será eficaz. “Estamos lançando o estudo final. Centros internacionais vão se juntar a nós”, diz.

O professor afirma que o medicamento não substituirá as vacinas. “Eu apoio fortemente a vacinação. Dito isso, o vírus vai ficar conosco desta forma ou de outra”, diz. Questionado se um teste está previsto para acontecer no Brasil, ele afirma que espera o governo brasileiro.

Contatada, a Anvisa afirma que não há estudo clínico autorizado para a substância EXO-CD24 no país.

Já o Enovid, medicamento que chega às farmácias israelenses, foi desenvolvido no Canadá pela SaNOtize e fabricado em Israel.

A empresa anunciou que o produto recebeu autorização de uso emergencial pelo Ministério da Saúde de Israel no início de 2021.

A tese é de que o spray fornece uma barreira física e química para proteger contra o vírus ao liberar uma pequena dose de óxido nítrico (NO).

O produto segue em testes no Canadá e aguarda submissões regulatórias em outros países, incluindo Índia, Brasil e México.

A empresa diz que um teste clínico no Reino Unido concluiu que o spray nasal de óxido nítrico representa um tratamento antiviral seguro e eficaz.

A Anvisa afirma que também não há pedido de registro, uso emergencial ou de estudo clínico para o Enovid/Sanotize no Brasil.

É #FAKE que spray nasal com potencial efeito contra Covid-19 vendido em Israel seja o mesmo que interessou ao governo brasileiro — Foto: Reprodução

Vídeo: Veja como identificar se uma mensagem é falsa

Como identificar se uma mensagem é falsa

Como identificar se uma mensagem é falsa

  • VEJA outras checagens feitas pela equipe do FATO ou FAKE
  • Adicione nosso número de WhatsApp +55 (21) 97305-9827 (após adicionar o número, mande uma saudação para ser inscrito

OUTRAS CHECAGENS DO FATO OU FAKE

{{ reviewsOverall }} / 5 Usuários (0 votos)
Links de Download
Funcionalidade do MOD
Hospedagem do Arquivo
O que os visitantes dizem... Classificar esse Post
Ordenar:

Seja o primeiro a deixar um comentário.

User Avatar
User Avatar
Verificado
/ 5
{{{ review.rating_title }}}
{{{review.rating_comment | nl2br}}}

Não há respostas para esta revisão ainda.

Avatar
Mostrar mais
Mostrar mais
{{ pageNumber+1 }}
Classificar esse Post

Fechar