Como melhorar a velocidade de conexão da PSN no PS4/PS3

Como melhorar a velocidade de conexão da PSN no PS4/PS3

Postado por Guilherme Sousa, 08/08/2016 em Dicas e Curiosidades, Tutoriais
Compartilhar

Tutorial de como melhorar a velocidade de conexão da PSN no PS4 configurando o melhor MTU

Se você está lendo esse tutorial é porque assim como eu você está tentando jogar e o jogo fica travando toda hora. Você está tendo mais raiva do que se divertindo. A grande vantagem de ter um console da Sony “travado” é poder jogar online com outros jogadores.  Eu particularmente estava tendo esse problema com o Call of Duty 3. Então antes de iniciar com as configurações, vou logo repassar o requisitos para poder jogar sem que o jogo trave.

Primeiramente você precisa ter uma internet boa. Infelizmente em algumas regiões não existe disponibilidade de uma TIM LIVE ou GVT, que são as que possuem as melhores conexões para jogos (na minha opinião). Então, no mínimo para jogar bem, você precisará de no mínimo 10 MB. Tentei jogar com 5MB, mas continuou travando. Então, você precisará de um plano de no mínimo 10 MB para obter uma conexão razoável para jogar na PSN no PS4 ou no PS3.

Melhorando a conexão da PSN no PS4

OK, você já tem o pacote de internet. Agora vamos ao que interessa. O MTU padrão do PS4 é 1500. MTU é: Unidade Máxima de Transmissão, e refere-se ao tamanho do maior pacote que uma camada de um protocolo de comunicação pode transmitir (pacotes enviados e recebidos). Ou seja, a sua conexão faz com que os dados sejam enviados fragmentados ao servidor e você perde dados durante esse processo que ocasiona o “LAG”. Então, você precisará escolher o melhor MTU para a sua conexão.

Para fazer esse teste você precisará utilizar um computador que esteja conectado a mesma rede do seu console. e Fazer o teste.

executar

Clique no botão Windows+R ao abrir a janela escreva “cmd” sem as aspas e enter. Ao abrir a janela do dos. e digite:

ipconfig /all

ipconfigall

No adaptador de rede você vai copiar no bloco de notas o seu endereço de IP/IPv4. Em seguida digite este comando no prompt do dos: tracert -d www.google.com.br

tracertps4

Salve o endereço de ip que aparecer o topo e no final, no nosso caso: 216.58.xx.xx

Agora vamos testar o melhor MTU para a sua conexão. O padrão do PS4 é 1500 MTU. Então, você já pode fazer o teste utilizando esse MTU com o ip que você copiou do teste de rastreamento.

MTU-teste

Como você pode ver na minha conexão de 10MB com o MTU padrão estou perdendo pacotes de dados. Então tenho que diminuir o valor até chegar ao valor ideal. teste 1490 e deu perda, 1455 e deu perda. Resumindo o que deu certo foi “1452”.

melhor MTU

Então, na minha conexão de 10 megas não perderei pacotes com o MTU 1452. Se você utilizarem a conexão do Wi-Fi para jogar tem uma regra que você precisam somar mais 28 na soma de MTU. 1452+28=1480. Se seu console é ligado diretamente pelo cabo de Ethernet você irá colocar o valor exato: 1452.

Agora vá no seu PS4 ou PS3, siga para “Configurações” > Rede > Configurar conexão à internet, escolhe o modo que seu vídeo game se conecta na internet se por Wi-Fi ou cabo de rede (Lan). Depois seleciona > Personalizada, em configurações de endereço de IP, muitos colocam o valor “Automático”, mas escolha a opção manual para colocar o IP fixo para não dar aqueles erros irritantes de desconexão da rede, e ficar caindo toda hora, também é aconselhável setar esse IP nas configurações do seu roteador em DMZ para evitar cair da rede. Nessa parte a configuração irá variar de cada modelo.

roetador intelbras

O endereço de IP será inserido no roteador, no comando ipconfig /all você pode visualizar que o nosso ipv4 foi censurado por questão de segurança, mas vamos imaginar que o valor foi: 192.168.1.1. Você irá abrir portas do host DMZ que será configurado de modo que sua conexão não caia com facilidade.

Siga para as Configurações do PS4 > Sistema, configurações do Sistema, lá terá o IP registrado do PS4. Digamos que seja: 192.168.1.4. Então, nas configurações vamos seguir os passos abaixo:

  • Agora que você tem o valor do seu MTU ideal vá para as Configurações do PS4 > Rede > Usar Wi-Fi ou Usar cabo de rede (LAN). No nosso caso será por Wi-Fi.
  • Em instalação Automática ou Manual escolha a opção: Manual
  • Em endereço de IP valor setar aquele que liberamos no roteador que será somente para o PS4, no nosso caso: 192.168.1.120
  • Máscara de rede: 255.255.255.0
  • Gateway padrão: 192.168.0.1 (Geralmente é o endereço por qual te dará acesso as configurações do roteador, dependendo do fabricante o login e senha sempre é: admin).

Qual melhor DNS para conexão da PSN no PS4?

Em outros tempo eu te diria que é do Google: 8.8.8.8 e 8.8.4.4. Porém, esse DNS se tornou lento devido a grande massa que o utiliza atualmente. Usando o DNS do Google muitas vezes pode estar matando sua conexão de internet. Então se você tem um plano de 100 megas por exemplo e está recebendo 9 megas ou menos algo esta errado e com certeza é o DNS. Então, continuando o tutorial os DNS que você vai utilizar é do GigaDNS é um provedor Gratuito, rápido, localizado em datacenter de alta conectividade, usando a mais nova tecnologia em resolução de DNS!

  • Então, no DNS do PS4 coloque: DNS Principal IPv4: 189.38.95.95 e DNS Secundário IPv4: 189.38.95.96.
  • Clique em “Seguinte” e agora coloquem o valor de MTU como usamos Wi-Fi o valor final será: 1480 (1452+28=1480), lembrando se fosse cabo de rede lan seria somente: 1452.
  • Para finalizar coloque a opção que você não usar Proxy e faça o teste de conexão à internet. Então seu eu uso 10 megas é pra 10 megas ou uma variação entre 8 a 9 megas. que é o pacote que eu contratei. Como a nossa internet é predial ela vai sempre ocilar, mas se seu plano é da GVT ou TIM LIVE, VELOX, utilizando esse método com esses DNS vocês podem até ultrapassar o pacote. É um teste de um plano de 50 megas, com essa configuração chegamos até 63 megas.

Com certeza com essas dicas você vai turbinar a conexão PSN no PS4 no PS3 e até no XBOX. Testado e aprovado. Chega d LAG!

Compartilhar
Comentários

Últimas Notícias
1 2 3 405
>