Como encontrar um servidor de hospedagem para o seu site

Quando a pessoa tem um site e quer que ele seja disponibilizado 24 horas por dia na internet, em qualquer lugar do mundo ela precisa que o site tenha um serviço de armazenamento. Esse serviço é chamado de hospedagem.

A hospedagem de um site funciona da seguinte forma: o site fica armazenado em um computador chamado de servidor web. Todos os arquivos e informações do site vão ficar arquivados nesse servidor. A partir disso, os sites podem ser exibidos nos navegadores de qualquer um que acessar o site.

Para realizar esses serviços, existem empresas de hospedagem que, a partir da contratação de determinados planos, oferecem essa e outras funções, tais como: registro de domínio, estatísticas, banco de dados e e-mails. Em geral, a própria empresa oferece as configurações do site de forma pré-definida, o dono do site precisa apenas domínio e e-mail. Depois disso é só utilizar o painel de controle para mudar as configurações que forem necessárias.

Empresas de hospedagem como o Uol Host e Go Daddy possuem um serviço de hospedagem compartilhada, ou seja, o mesmo serviço de hospedagem abriga vários clientes e todos os recursos serão divididos entre eles. Isso pode fazer com o que o site rode mais lentamente do que em hospedagens dedicadas. Porém, isso só afeta sites muito pesados e com muito acesso.

Para sites de negócios pequenos ou de blogs que estão começando a hospedagem de sites é mais indicada. A principal vantagem desta hospedagem compartilhada é o preço, que é bem mais barato e varia muito, com valores que vão de R$ 2 a R$ 100 dependendo do serviço, o que dá um número maior de opções.

Como funciona a hospedagem de um site

A primeira coisa é decidir qual o melhor site de hospedagem. As opções são inúmeras, dentre sites nacionais e internacionais, e vale uma pesquisa. Existe uma série de fatores influenciam na escolha de escolher onde hospedar seu site:

  • Observar os recursos disponíveis e ver se existem restrições em relação ao uso de recursos por pacotes e quais empresas oferecem os melhores planos.
  • Comparar preços. Nem sempre os sites mais baratos tem a melhor relação de custo-benefício
  • Ver se a empresa oferece suporte técnico 24 horas por dia.
  • Saber se o site oferece serviço de devolução do dinheiro caso você não fique satisfeito com o serviço.

Depois de escolher qual o melhor local para hospedar o site é a hora de contratar o plano. A partir daí, a pessoa tem acesso a um painel de controle para fazer as modificações necessárias. Depois que o site for publicado é só ver se tudo está funcionando e aproveitar.

Hospedar seu site é uma ótima força de ranquear ele melhor no google e, conseguir assim ter mais acessos. É um serviço simples e, em geral, barato que vai melhorar muito sua relação com seu site. Não deixe de acompanhar nossas dicas sobre o assunto.