7 coisas importantes a fazer imediatamente com um novo PC

7 coisas importantes a fazer imediatamente com um novo PC

Postado por Guilherme Sousa, 03/01/2015 em Dicas e Curiosidades, Publicidade
Compartilhar

Então você comprou um PC novo. Essa caixa de metal é a chave para um vasto mundo em potencial. Ele pode ajudá-lo com tudo, desde organizar suas finanças, para conversar com amigos distantes ou para bater papo e conhecer pessoas nas redes sociais.

Mas computador novo não é como um carro novo; você não pode simplesmente virar a chave e pisar no acelerador. Talvez você possa fazer isso, mas não deve. Realizando apenas algumas configurações simples você poderá otimizar todos os processos do seu PC desktop ao seu favor. Veja como configurar um novo PC da maneira certa, passo-a-passo.

Windows Update

Configurar o Windows Update

A primeira etapa é, de longe, a mais chata. Você não deve utilizar o Windows Update, a menos que sua cópia do Windows seja totalmente corrigida e atualizada. Agora, a má notícia: Dependendo da cópia da versão instalada seja XP, Vista, Seven ou o mais recente Windows 8, isso poderá levar alguns minutos ou até mesmo horas. De qualquer maneira, você terá que fazê-lo.

Primeiro, certifique-se que seu computador esteja conectado à Internet. Abra o Painel de Controle do Windows, vá para: Sistema e Segurança> Windows Update> Procurar atualizações. Seu sistema irá procurar por atualizações, e se encontrar alguma. Faça o download e instale, em seguida, reinicie o computador e faça de novo … e de novo … e de novo … até que as mensagens de verificação de atualização não apareçam mais. Espero que não demore muito tempo!

Por padrão, o Windows irá baixar e instalar novas atualizações quando forem surgindo. Você apenas tem que superar esse obstáculo inicial!

Instale o seu navegador favorito

Navegar na internet com um navegador pouco conhecido é como tentar dançar tango, enquanto você está pisando nos pés de outra pessoa. Isso pode ser feito, mas não é legal. Aqui estão os links diretos para o navegador Chrome, Firefox e Opera, isso se o Internet Explorer não te agrada muito.

7 coisas importantes a fazer imediatamente com um novo PC

7 coisas importantes a fazer imediatamente com um novo PC

Fechar as portas

Agora que você já caiu em algo mais confortável, é hora de começar seus patos de segurança em uma fileira.

Protecao Antivirus

O Windows 8 vem com o Windows Defender ativado por padrão. É uma ferramenta decente, Mas os fabricantes de outros Antivírus podem desativar o Defender se eles quiserem para pré-instalar uma solução mais eficaz e profisional como o Norton, Kaspersky, NOD32 ou McAfee. Lembrando que você poderá utilizar a versão de testes e em seguida se a sua experiência for satisfatória você poderá adquirir a chave de ativação no site do fabricante que escolher! Caso nenhuma lhe agrade você poderá reativar o Windows Defender novamente!

Limpar o lixo

Agora com suas defesas ativadas, chegou a hora de começar a tirar o lixo debaixo do tapete se é que você me entende!

Você pode pular este passo se você mesmo formatou o seu sistema operacional. Alguns programas vêm com excesso de lixo que ocupa o seu disco rígido. Mas se seu PC foi comprado em alguma loja que nome de grandes fabricantes então é inevitavelmente que sua máquina esteja cheia de bloatware.

O que é bloatware?
São programas o aplicativos pré-instalados em computadores ou smartphones com versões trial ou completas que talvez você nunca vai usar, nem tão pouco no caso de smartphones poderá desinstalar, a não ser que seu smartphone tenha acesso root. bloatwares ocupam um espaço precioso no seu disco rígido. O bloatware instalado no seu dispositivo ou computador beneficia somente o fabricante, não você. Estes programas, muitas vezes irão essencialmente anúncios pagos pelos desenvolvedores de software para levar você a comprar um determinado produto completo. Felizmente, há diversas soluções simples para removê-los.

Felizmente, existe o PC Decrapifier, uma ferramenta diretamente nomeada que varre o seu PC para buscar bloatwares conhecidos, então permitirá que você limpe tudo em apenas alguns cliques. Essa forma é muito simples e rápida sem contar que o programa não precisará ser instalado apenas executado no seu computador e ainda, é grátis.

Se você tiver o Windows 8, o PC Decrapifier não vai tocar em qualquer bloatware que vem sob a forma de aplicações do visual metrô que aparecem na tela do menu Iniciar. Para remover um bloatware específico na sua máquina basta clicar com o botão direito em um aplicativo indesejado e selecione Desinstalar .

 PC Decrapifier

Reprodução: Notebook DELL Inspiron

Feito em sua própria imagem

Depois de tudo isso, o seu PC está finalmente pronto. limpo, livre de lixo.

Crie Backups ou Copia Ghost do Sistema Operacional

Backup primário
Este será o momento ideal para criar um clone ou imagem do seu sistema e salvá-lo para outro disco rígido (HD Externo). Um clone ou imagem cria uma réplica instantânea de seu PC, que você pode usar para inicializar o Windows, para esse procedimento dá-se o nome “Ghost” ou “fantasma”. Ter uma imagem de seu sistema em seu atual atualizado, livre de bloatwares, personalizado evitará que você tenha que fazer todo esse trabalho de novo.

Então, qual é a diferença entre um clone e uma imagem? Essencialmente, um clone cria uma cópia exata de seu disco rígido em outra unidade removível ou particionada, incluido registros do Windows, Programas e tudo mais. O clone consome todo o disco rígido. Imagens, por outro lado, criarão um arquivo único, gigantesco contendo todo o material em seu PC. irá demorar um pouco mais para obter um backup de imagem pronto para utilizar caso seu sistema pegue vírus, mas você terá mais flexibilidade na hora de armazená-lo, já que é essencialmente será apenas um grande arquivo.

Há excelentes ferramentas de backup disponíveis que permitem criar clones e imagens, incluindo as versões gratuitas como: Macrium Reflect Free, EaseUS Todo Backup Free, Hiren’s BootCD. Você poderá baixar esses programas e em caso de dúvida poderá assistir tutoriais de como fazê-lo no YouTube por exemplo.

Opcional: Atualize seus drivers

Este passo não é para todos. Alguns drivers compatíveis podem causar incômodos após a formatação. Para esse passo, alguns drivers já poderão ser encontrados e pré-instalados na busca e atualização do Windows Update, mas caso queria atualizar seus drivers constantemente você poderá utilizar o DriverPack Solution. Uma solução gratuita que irá buscar para você todos os drivers que precisar como: Touchpad, Vídeo, Rede, Chipset, Wireless e Bluetooth. Tudo isso de forma offline.
Como o programa e constantemente atualizado você precisará emular na sua máquina com o Daemon Tools Lite (Gratuito) ou similar ou gravar em uma mídia DVD-R Dual Layer.

Gerenciador de Dispositivos

Reprodução: DELL Inspiron, faltando driver USB genérico instalado.

Embrulhar

Pronto! Você está com um computador novo e totalmente otimizado e protegido. Lembre-se de salvar suas senhas e arquivos importantes do computador antigo. E cria frequentemente pontos de restauração. Isso te salvará de possíveis contratempos.

Compartilhar
Comentários

Últimas Notícias
1 2 3 406